Explorando a geolocalização e alerta de emergência em serviço de saúde pública via TV 3.0 no Brasil
Palavras-chave:
TV 3.0; Geolocalização; Interatividade; Saúde conectada; Inclusão digital; AcessibilidadeResumo
O padrão digital da televisão digital terrestre no Brasil implantado em dezembro de 2007 em breve passará por transformações. Desde 2020, chamadas por propostas e pesquisas para análises de tecnologias foram realizadas visando o desenvolvimento da terceira geração do padrão SBTVD. O Projeto de TV 3.0, sob a coordenação do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), tem como objetivo implementar inovações e avanços ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) como, por exemplo, a personalização de conteúdos com base no perfil do telespectador, a integração de transmissão via broadcast e broadband, a geolocalização, a publicidade direcionada, o alerta de emergência, a acessibilidade e legendagem automática, além da melhoria de qualidade de imagem (4k e 8K) e do áudio imersivo. Este artigo apresenta uma aplicação interativa para o Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando as funcionalidades do Projeto de TV 3.0, com foco em geolocalização e alerta de emergência. A aplicação, integrada ao serviço “Meu SUS Digital”, utiliza a API de geolocalização da TV 3.0 para exibir os postos de saúde mais próximos ao receptor, visando otimizar a gestão de atendimento e evitar sobrecarga. A solução também permite a realização de campanhas de saúde pública baseadas na localização do telespectador e a emissão de alertas de emergência em cenários de epidemias, contribuindo para uma resposta mais eficiente a crises sanitárias. Portanto, a aplicação desenvolvida demonstra o potencial da TV 3.0 como uma ferramenta tecnológica inovadora em aprimorar a distribuição de serviços de saúde pública, além de promover uma maior eficácia na implementação de políticas nacionais de saúde. O contínuo aprimoramento desta pesquisa é essencial para assegurar que os benefícios da TV Digital alcancem efetivamente a população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SET INTERNATIONAL JOURNAL OF BROADCAST ENGINEERING

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O "Contrato de Transferência de Direitos Autorais - Carta de Apresentação" deve ser enviado juntamente com o artigo.
O Autor para Correspondência deve, em nome de todos os coautores, preencher todas as informações necessárias, marcar as caixas, imprimir, ASSINAR e digitalizar o documento (assinado).
O "Contrato de Transferência de Direitos Autorais - Carta de Apresentação" também deve ser enviado em formato PDF. Modelo disponível em: